(Foto: Reprodução/Internet)
A rodovia BR-020 matou 24 e deixou 42 pessoas feridas de 1º de janeiro a 15 de fevereiro. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgados pelo jornal Correio Braziliense neste domingo (18). A publicação intitula a rodovia como "Estrada da morte: BR-020 é a rodovia federal que mais mata no Distrito Federal".
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Outras rodovias também foram citadas, como; a BR-040 que registrou 14 acidentes e quatro mortes e a BR-060 que teve 5 ocorrências com três óbitos. A 020 liderou esse ranking negativo nos primeiros meses de 2018. O mais recente acidente ocorreu na quinta-feira (15) com a colisão de um ônibus da empresa Expresso Guanabara e uma carreta, matando nove pessoas e deixando 33 feridas. A batida foi na altura do Km 45 da rodovia entre os povoados Bezerra e JK no município de Formosa (GO), Entorno do Distrito Federal.
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De acordo com o Correio, no ano passado essas três rodovias apareceram novamente nas primeiras posições no ranking de acidentes. A BR-040 liderou com 166 acidentes graves e a BR-020, com número menor, porém, se destaca pelas mortes em um total de 66.
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O motivo dos acidentes estão relacionados à vários fatores; pista simples, excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e embriagues ao volante. O chefe do Núcleo de Acidentes da Superintendência da PRF em Brasília, Rafael Guedes, aponta os últimos três como sendo fatores para os casos fatais.
“Na BR-020, há um trecho muito longo de pista simples que leva ao Nordeste e, por isso, ocorrem muitos acidentes em razão da ultrapassagem indevida, sono e ingestão de álcool. Já nas BRs-040 e 060, como há um grande perímetro urbano, há diversas ocorrências em razão da ingestão de álcool e do excesso de velocidade”, comentou Guedes ao Correio Braziliense.
Duplicação da rodovia
A duplicação da rodovia diminuiria o número de acidentes e mortes? Para o professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Marques não solucionaria o problema se não houver a mudança de comportamento dos condutores. Quanto maior o movimento, mais risco de acidentes. Ele diz ser mais comum batidas em pistas duplicadas e em trechos lineares do que em estradas de pista simples e com curvas. Ele pondera que, em estradas de mão única, o tipo de colisão mais comum é a frontal.
“Apesar de serem mais seguras, nas rodovias de pistas duplas as pessoas se expõe mais ao risco e o comportamento do motorista acaba sendo mais relapso. É necessário também atuar no comportamento dos condutores, com fiscalização e investimento em educação. Não é só a falta de infraestrutura que contribui para os acidentes. O fator comportamental das pessoas é muito forte para evitar as colisões."
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