O professor Simar faleceu no início da noite de domingo (20) em Cabeceiras. Segundo informações de familiares e amigos, ele sofreu um infarto e não resistiu. Simar José Machado, filho de Valdemiro Machado de Freitas e dona Otaviana Rodrigues da Trindade, é de uma família de 14 filhos, sendo 11 homens e 3 mulheres.
Simar era casado com a também professora Marilândia Ribeiro dos Santos e pai de Mariana Machado dos Santos e Juliano José Machado. O velório ocorreu em sua residência na chácara Pau Dálio. Na igreja matriz Santa Rosa de Lima foi realizada a missa de corpo presente. Centenas de pessoas lotaram a igreja e com várias homenagens. O sepultamento ocorreu às 11h.
Carreira profissional
Simar José Machado começou a a trabalhar cedo em boia fria. Também serviu na limpeza urbana como gari e as suas primeiras ações em salas de aula foi como estagiário no início dos anos 90, na Escola Antônio Francisco Maciel no Povoado Lagoa. Formou em Geografia, onde passou no concurso para ser professor no município em 1991 e no estado em 1998.
Foi diretor da creche, da Escola Cabeceiras e do Colégio Estadual Oemis Virgínio Machado. Chefiou a secretaria de educação durante nos mandatos de Antônio Cardoso e Hozana Paiva. Ainda na gestão do Hozana, Simar trabalhou como secretário de administração.
Religioso, foi ministro da eucaristia, catequista, ministro da palavra e fazia parte do grupo JUCAACRI, uns dos primeiros grupos jovens da igreja católica da cidade.
Na política em Cabeceiras, Simar tinha uma grande participação e atuava nos bastidores e articulações, considerado por políticos do município como excelente comunicador interno.
Por Matheus Antunes com supervisão de Bruno Soares.
0 Comentários