Na próxima segunda-feira (06) a rádio Interativa FM inicia uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Cabeceiras. Ao todo, oito lideranças - mesmo número de pré-candidatos que nas eleições de 2016 - buscam consolidar a candidatura nas convenções partidárias marcadas para acontecer entre 31 de agosto e 16 de setembro. Nas conversões são escolhidos os candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações.
Esse é o primeiro passo antes do registro da candidatura na Justiça Eleitoral que será no dia 26 de setembro. Devido a pandemia da Covid-19, o Congresso Nacional promulgou na quinta-feira (02) o adiamento das eleições municipais para 15 de novembro o primeiro turno, e 29 do mesmo mês para o segundo turno (municípios com mais de 200 mil eleitores).
As entrevistas serão no programa jornalístico, Conexão Interativa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 08h00 às 09h00. Cada pré-candidato terá 20 minutos para responder as perguntas e se apresentar para o eleitor cabeceirense. A ordem das entrevistas foram definidas por sorteio ao vivo dentro do programa na quinta-feira (02). Transmitida também em vídeo na página da Interativa no Facebook. Veja na imagem abaixo como ficou.
Dos oito que tornaram pública sua pré-candidatura a prefeito, cinco não participaram em 2016; o atual vice-prefeito Bim de Oemis (Progressistas) advogado Bruno Santos (Solidariedade), Emival Ribeiro (Progressistas), vereador Monteiro Maravilha (Podemos) e o ex-prefeito Nadir de Paiva (Progressistas), que vinha de dois mandatos seguidos (eleito - 2009/2012 e reeleito - 2013/2016). Desses, três são estreantes; Bruno, Emival e Monteiro.
Relembre como foi em 2016:
Como fica o calendário eleitoral, segundo a PEC aprovada no Senado e na Câmara:
- A partir de 11 de agosto: vedação às emissoras para transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato.
- Entre 31 de agosto e 16 de setembro: realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações.
- Até 26 de setembro: prazo para partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos; após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.
- A partir de 26 de setembro: Justiça Eleitoral convocará os partidos e a representação das emissoras rádio e de televisão para elaborarem plano de mídia.
- 27 de outubro: partidos políticos, as coligações e os candidatos, obrigatoriamente, deverão divulgar o relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados.
- Até 15 de dezembro: encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro e, onde houver, ao segundo turno das eleições.
- 27 de dezembro: último prazo para realização de eleições para municípios mais afetados pela pandemia.
0 Comentários